PALAVRAS DE GESTOR

O GOVERNADOR DA BAHIA

22/02/2010
Wagner diz que polícia sozinha não vence a violência

O governador Jaques Wagner aproveita a edição desta semana de seu programa de rádio para convocar a sociedade a colaborar com o Estado na difusão de uma política de paz e solidariedade, uma ação conjunta com o governo para se atingir mais rapidamente o objetivo de enfrentar a violência. Para ele, é preciso “fortalecer os laços de família e os valores do humanismo dentro da nossa sociedade”.

A geração de emprego e renda na Bahia, os resultados do Carnaval, além da entrega de 307 novos veículos para a Polícia Militar, também são os temas do programa Conversa com o Governador desta semana, produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom). O governador fala ainda sobre a entrega de uma nova unidade do Instituto Médico Legal (IML) para a região de Santo Amaro da Purificação e das obras no interior da Bahia.

“A melhor política social é a geração de trabalho, emprego e renda. Esse número – 14 mil – em janeiro significa que 14 mil baianos e baianas conseguem colocar a comida dentro de casa, fruto de seu trabalho”, afirma Wagner. Ele garante que 2010 seguirá com muitas obras públicas e com a atração de novos negócios e investimentos, “de tal forma que ao longo do ano a gente possa dar essa alegria a tantos que querem e precisam trabalhar”.

Sobre o Carnaval, destaque para a geração de renda e a segurança da festa. “Dezenas de milhares de empregos gerados durante esse período. Muita gente trabalhando, ganhando seu dinheiro. Muitos novos valores na nossa música popular baiana, no nosso Carnaval, hotéis ocupados, os táxis trabalhando mais, restaurantes, ou seja, mais dinheiro chegando para que mais gente possa trabalhar”, enumera.

Segundo ele, para garantir uma festa de paz, o Governo do Estado investiu R$25 milhões em segurança pública, com o reconhecimento geral de artistas, turistas e baianos. “A organização foi muito boa, redução dos eventos – vamos dizer assim – violentos no Carnaval. A estrutura montada deu resultado, a integração entre o Governo do Estado e a prefeitura de Salvador foi excelente, mantendo as nossas tradições com o Carnaval Ouro Negro e, evidentemente, lançando novos valores”.

Viaturas – O governador Jaques Wagner disse que a entrega das 307 viaturas é mais um passo do trabalho de recuperação da capacidade da estrutura de segurança pública no estado. “Já compramos carros no ano passado e agora estamos entregando um novo lote de veículos para capital e para o interior. Já contratamos mais policiais, delegados, escrivão, agentes. Portanto, fortalecendo a capacidade da nossa Polícia Militar – a polícia presencial e repressiva –, da Polícia Civil e da Polícia Técnica – na área da investigação”.

Para Wagner, nesse caminho, a cada dia mais, será vencida a batalha contra o crime e oferecida à população de Salvador e de toda a Bahia uma sociedade de paz e de tranquilidade. Ainda sobre segurança pública, o governador diz que a entrega do novo IML de Santo Amaro é mais um passo na renovação da estrutura da Segurança Pública no estado da Bahia.

Wagner encerra o programa falando sobre as viagens ao interior do estado. “Já nessa semana do encerramento do Carnaval, eu já estive em Itaetê e Iramaia, entregando estrada, um trecho de estrada que nós fizemos agora em 2008/2009. Esta semana devo visitar mais 12 municípios”.

Ele informa que começa a agenda em Itaberaba e Ipirá, entregando mais um trecho de estrada. “Para mim, isso é sempre motivo de alegria porque eu adoro viajar pelo interior baiano”. Outro ponto importante da semana, e destacado pelo governador, é a instalação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, que marca o modelo de maior diálogo com a sociedade.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e outros veículos de comunicação.

Fonte: AGECOM